Blog

Qual o papel da contabilidade na crise.

Escritórios de contabilidade estão se adequando à nova realidade para poder atender todas as demandas e não perder seu público.

Devido à pandemia do Covid-19, diversas empresas e organizações públicas, estão se adequando à nova realidade digital, para poder agilizar processos e atender seu público. Suspendendo temporariamente atendimentos presenciais e adotando novas medidas ou modelos de atendimento, esse novo método é um grande desafio para a operação de negócios em toda a cadeia econômica

Escritórios de contabilidade têm um papel importante de assessorar seus clientes neste momento, principalmente para aqueles que já possuem um posicionamento na internet.

Por isso o Home Office ou trabalho remoto tem sido uma ferramenta essencial para que os negócios continuem fluindo, mantendo a rotina de muitas empresas. Com o uso da internet podemos compartilhar diversos documentos e informações através das plataformas de gestão de processos, pelo WhatsApp, redes sociais, e o bom e velho e-mail.  A propósito, é importante os escritórios de contabilidade reforçarem estas estratégias para que os empresários mantenham o cronograma de envios de documentos fiscais para não perderem prazos regimentais.

O momento é providencial e essencial para aquelas empresas que ainda não estão presentes no ambiente virtual. Os gestores contabilistas devem criar páginas em redes sociais, grupos de interações no WhatsApp ou Telegram, entre os colaboradores para estudar essas estratégias junto aos clientes.

Por conta de toda esta pandemia diversas mudanças e adaptações que as empresas estão passando, os empresários encontram pouco tempo para se informar sobre os prazos e parcelamentos, assim entra o papel do contador aproximar negócios, direcionar e fornecer esclarecimentos apresentando as facilidades implantadas pelo poder público.

Veja alguns exemplos de mudanças realizadas neste período:  

● Estados e municípios já anunciaram adiamento de datas-limites e parcelamento para quitação de débitos junto às Fazendas.

●  A Receita Federal adotou uma série de alterações no atendimento aos contribuintes por conta da pandemia do novo coronavírus. A principal medida foi suspender o funcionamento de diversas agências físicas e ampliar a orientação via internet.  

●  A Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN) foi autorizada pelo Ministério da Economia a adotar providências para suspender os atos de cobrança de tributos e facilitar a renegociação das dívidas dos contribuintes.

●     Os dois órgãos também prorrogaram a validade de certidões negativas de débito já emitidas.

Escritórios contábeis devem apresentar essas e outras medidas aos clientes para garantir que adotem a melhor estratégia para manter a sustentabilidade de seu negócio durante esta pandemia do coronavírus, e para que essa comunicação seja precisa o uso da internet, é primordial.

Por isso somos digital e mais do que nunca estamos a postos para lhe atender, sem precisar sair de casa. Resolvemos tudo remotamente, online, com muita agilidade para você ficar em casa. Cuidamos da saúde financeira da sua empresa e da sua também. ♥

Migre para uma contabilidade que pensa em você e cuida do seu negócio, para que ele cresça significativamente.

Fonte: https://contasemrevista.com.br/papel-da-contabilidade-crise-do-coronavirus/

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn